5 perguntas que vão te ajudar a começar a pensar em um projeto criativo

Seja você um artista plástico, visual, escritor de livros ou um artista de qualquer outra área, é provável que passe grande parte do seu tempo criando alguma coisa. E, se horas do seu dia são dedicadas a seus projetos criativos, você deve estar familiarizado com as principais etapas de projeto criativo: a ideia, o planejamento e a produção.

Costumo dizer que o planejamento do projeto criativo é a segunda etapa mais importante, porque a primeira é ter a ideia e a terceira é colocar a mão na massa para criar. Sendo assim, planejar é fundamental, porque independente do tipo de criação, é preciso saber o que se espera com material criado.  

Sim, sempre há um objetivo a ser alcançado com a criação, por mais estranho que ele possa parecer.

Dando formas ao projeto criativo

  • Qual é o tema e porque eu o escolhi?

O insight ou a ideia inicial é o que a gente chama de “resultado da inspiração”. Ele é o pontapé para que o projeto criativo exista. Estudar o tema e buscar relações internas para entender o que te levou a escolhê-lo é uma forma se entender como artista e provocar seu cérebro a criar conexões, que servirão para embasar as criações.

  • O que eu realmente penso e sinto sobre isso?

Se o tema da sua criação é maternidade, por exemplo, você precisa levantar todos os seus pontos a respeito do assunto. Você já viveu isso? Pretende viver? Conviveu com alguém que passou por isso? Acredita em uma pressão sociológica ou enxerga a maternidade como um sonho feminino? Seja sincero ao responder essa pergunta, pois são seus sentimentos que darão norte ao projeto. Lembre-se que está tudo bem se a sua opinião sobre o tema for diferente do senso comum. Boas criações só existem com muita personalidade.

  • O que eu posso fazer sobre isso que ninguém mais pode?

A ideia é pensar no seu diferencial como artista. Qual o seu ponto de vista sobre o assunto escolhido e de que forma você pode contribuir para que as pessoas o percebam através da sua criação? Fazer uma lista de frases curtas pode ajudar na percepção do seu potencial criativo.

  • Existe um problema para ser solucionado?

Criações podem ou não solucionar problemas, não existe uma regra quanto a isso. Porém, é fundamental entender como a sua está classificada dentro desse ponto. O seu projeto criativo responde a quais perguntas? Ele foi feito para resolver algum problema? Ele busca impactar o público de alguma forma? O que ele diz? E o que ele não diz?

Tudo bem se não existir um problema para ser resolvido. Você só precisa ter todos os pontos claros para não correr o risco de se perder pelo caminho.

  • O que as pessoas falam sobre esse assunto?

Buscar referências é fundamental e vai além da tela do computador. Leve seu assunto para uma roda de conversas e anote tudo o que as pessoas disserem sobre ele. A mente de cada ser humano é recheado de bagagens próprias. Outras pessoas possivelmente viveram coisas que você não viveu e pensam de uma forma que você ainda não pensou. O hábito de ouvir, absorver novas opiniões e pedir ajuda antes de desenvolver o projeto criativo amplia os horizontes e deixa o material muito mais rico.

>>> Pequenas ideias para melhorar a sua criatividade!

3 comentários sobre “5 perguntas que vão te ajudar a começar a pensar em um projeto criativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s