Unir a criatividade aos números parece loucura para você?

É bem provável que você, criativo, acompanhe Cannes Lions todos anos no mês de junho. O festival explora e celebra o valor da criatividade nas comunicações de marca e é também o momento perfeito para ficar de olho no que funcionou, o que não foi tão legal e o que está chegando no universo criativo

O mais importante prêmio da publicidade mundial é provocativo, inspirador e, claro, criativo. A Brianne Janacek Reeber, editora do Think with Google U.S., esteve presente no evento e, enquanto participava de algumas entrevistas no palco do Google Beach, teve acesso à informações quentinhas trazidas por lideranças e profissionais importantes da indústria. 

Entre comentários sobre campanhas bem sucedidas, tendências de comunicação e premiações relatados por ela, encontrei algo que vem sendo falado há um tempo no universo criativo, mas que ainda cria resistência em grande partes dos artistas: a importância dos números.

Formula 1 Wtf GIF by Ayrton Senna - Find & Share on GIPHY

Meu negócio é criar, é arte, é inspiração e emoção, o que os números tem a ver com isso? Resposta: TUDO!

Por muito tempo houve um paradigma de que arte não se liga com dados. Com o avanço da tecnologia, o acesso à informações personalizadas (desejos, compartilhamentos, sentimentos, estilo de vida, etc.) aumentou e está claro que a criatividade e os dados funcionam melhor juntos. 

“Criatividade e dados não estão em lados opostos, mas é preciso gostar dos dois”

Artistas que procuram desenvolver trabalhos de qualidade, pensando principalmente na comercialização deles precisam buscar inspirações nos dados. A criatividade continua sendo sobre sentimentos, instintos e intuições, mas agora ela é direcionada por informações encontradas nos relatórios. As características contidas ali servem também para direcionar o processo criativo e a busca por materiais que possam transmitir a mensagem que você deseja passar com a sua obra da melhor forma possível.

Se você não sabe por onde começar a trabalhar com os dados para aumentar o seu potencial criativo, comece reconhecendo o valor deles. Ao invés de dizer ‘tenho esse monte de planilhas de Excel’, aproveite o seu feeling de artista para questionar ‘o que essas informações estão me dizendo?’. A resposta pode ser o insight que você tanto procura! 😀 

Eu só vejo vantagem nessa tecnologia que alimenta a minha criatividade e me apresenta inúmeras ferramentas para criar. E você? 

Acompanhe

No Instagram: @CanalBigBag 

No Youtube: Canal Big Bag

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s